Recursos Didáticos

Conheça vários recursos que podem auxiliar na Educação dos Nativos Digitais:

1. Games e recursos interativos

Google App: aplicativos educacionais interativos com diversos temas e conteúdos.

Educopédia: plataforma digital com planos de aulas e recursos didáticos diversos para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.

FazGame: software que apresenta ambiente lúdico e intuitivo para criação de games educacionais. A ferramenta está associada ao Portal FazGame, que possibilita a publicação e acesso aos games a qualquer hora e lugar.

Escola Games: jogos eletrônicos interativos e educacionais.

Smart Kids: plataforma de jogos eletrônicos educativos e materiais didáticos diversos.

Aulas Animadas: Desenvolvida pelo Instituto Paramitas, a plataforma Aulas Animadas reúne jogos e aplicativos de alfabetização para smatphones ou tablets. Para cada um dos games, o site disponibiliza um material para download que apresenta dicas e planos de aula para os professores trabalharem com cada um dos recursos apresentados.

Pé de Vento: a plataforma Pé de Vento insere o aluno em um ambiente de aprendizagem que o conduz por uma aventura gamificada. Voltada para alunos do primeiro ano, a ferramenta reúne diferentes atividades planejadas para durar 32 semanas.  Conforme o aluno realiza tarefas, ele é apresentado a personagens e histórias.

Ludo:  o jogo online Ludo Primeiros Passos apresenta recursos interativos que auxiliam as crianças em diferentes níveis de alfabetização. O game busca associar sons a imagens e conforme o jogador acerta, aumenta o grau de dificuldade, completando sílabas ou palavras.

Escola Digital: Escola Digital é uma plataforma de busca de recursos digitais voltada para educadores, redes de ensino, alunos e familiares. Aqui você encontra materiais de qualidade que vão enriquecer e dinamizar suas aulas e estudos.

GoConqr: plataforma online de criação e utilização de ferramentas pedagógicas: Quiz; Mapas Mentais; FlashCards; Controle de Notas; Calendário de Estudos; Grupos de Estudos.

Portal do Professor: um espaço para acessar sugestões de planos de aula, baixar mídias de apoio, ter notícias sobre educação e iniciativas do MEC ou até mesmo compartilhar um plano de aula, participar de uma discussão ou fazer um curso.

GeoGebra: palavra formada pela junção de Geometria e Álgebra, é um aplicativo de matemática dinâmica que combina conceitos de geometria e álgebra. O GeoGebra foi desenvolvido especialmente para a sala de aula, é gratuito e distribuído em software livre.

Dia a Dia Educação: O Governo do Estado do Paraná mantém o Portal Dia a Dia Educação, com milhares de recursos digitais para professores. Ele é dividido em ambientes voltados para educadores, alunos, gestores e comunidade e possui conteúdos específicos para cada um deles.

Stellarium: é um software gratuito de planetário, baseado em software livre Ele mostra um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio. Ele pode ser usado com projetores, provocando uma rica experiência na sala de aula, onde é possível trabalhar em especial competências de geografia, física e geometria.

Livro e Game: Dom Casmurro”, de Machado de Assis; “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida e “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo ganham versão online. Os games poderão ser acessados gratuitamente no site dos Jogos Clássicos da Literatura.

REA: são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, fixados em qualquer suporte ou mídia, que estejam sob domínio público ou licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros.

2. Plataforma de compartilhamento de conteúdos acadêmicos

Minhateca: milhares de arquivos e conteúdos em diversas áreas do conhecimento.

Passei Direto: vasta gama de recursos para o ensino de todos os componentes curriculares, da Educação Infantil até à Universidade.

3. Download de livros

Le Livros: download gratuito de vários temas em vários formatos.

Livro Falado: audiolivros para download gratuito. Ideal para trabalhar com alunos com deficiência visual.

Pimenta Cultura: e-books para download gratuito que tratam da Educação mediada pelos recursos tecnológicos.

Livros Digitais: Com a ferramenta Livros Digitais, desenvolvida pelo Instituto Paramitas, os alunos podem ser alfabetizados criando e contando as suas próprias histórias. No site existe a opção de escolher entre quatro layouts pré-estabelecidos, adicionando imagens e textos. Após finalizar, o aluno pode imprimir sua publicação ou compartilhar o conteúdo nas redes sociais.

E-books Unesp Aberta: download gratuito de obras científicas de diversas área do conhecimento.

Universia Livros: milhares de obras para download gratuito. Desde clássicos da literatura infantil até obras de filosofia.

Download de livros grátis: uma grande diversidade de livros de gêneros variados para download totalmente gratuito.

4. Recursos audiovisuais

Curta na Escola: documentários e vídeos educativos sobre vários temas.

5. Redes sociais específicas para Educação

Edmodo: As redes sociais educativas também podem ser boas aliadas para fortalecer o processo de alfabetização. No Edmodo, por exemplo, os professores podem criar um grupo com os estudantes, compartilhando dicas, ferramentas e estimulando a interação entre os colegas.

Remind: é um aplicativo para professores, pais e alunos que procuravam uma plataforma onde pudessem reunir tudo o que gira em torno dessa pequena rede: trocar informações sobre notas, material, troca de informações, enfim… tudo o que ficava distribuído entre vários aplicativos como Dropbox, WhatsApp, etc. agora está concentrando em um único ambiente que pode ser acessado de dispositivos diferentes: desde o navegador de um PC ou notebook até via smartphone.

6. Atendimento Educacional Especializado

Projeto Participar:  Softwares educacionais de apoio ao ensino de deficientes intelectuais e autistas.

7. Pesquisas e estudos sobre tecnologia e educação

Escola do Futuro USP: conhecimento científico sobre as demandas educacionais contemporâneas e as novas tecnologias.

CETIC.br: Com a missão de monitorar a adoção das tecnologias de informação e comunicação (TIC) – em particular, o acesso e uso de computador, Internet e dispositivos móveis – foi criado em 2005 o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br). O CETIC.br é um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br).

Biblioteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional: dispositivo indispensável à nossa contemporaneidade informacional comporta mais cuidados do que aqueles normalmente privilegiados pelas políticas tecnocientíficas da memória. A digitalização do impresso implica, de fato, para além da sua dimensão puramente técnica, o tornar visível de toda uma crise das estruturas culturais tradicionalmente centradas no livro e na leitura individualizada.

Associação Brasileira de Tecnologia Educacional – ABT: congressos, seminários, notícias e inovações no campo das novas tecnologias aplicadas ao ensino. Acesse pelo site a Revista Tecnologia Educacional – RTE e tenha contato a pesquisas dentro da temática.

5 comentários Adicione o seu

  1. Nazareno Santos disse:

    excelente esse site.gostaria de obter esses materiais para enriquecer minhas aulas mas não estão disponíveis para serem baixados…

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá! Muitos recursos estão disponíveis para download. Qual recurso não conseguiu baixar?

    Curtir

  3. DENISE VERONEZI disse:

    Parabéns pelo excelente trabalho!!!! Estou simplesmente adorando!!!! Pretendo analisar os recursos e utilizá-los como ferramentas em minhas aulas e passar para os alunos!!! Forte abraço!!!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Também gostaria de deixar meus agradecimentos por esse trabalho! muito obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Muito obrigado pelo feedback Leila! Continue nos acompanhando!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s