Cinco bancos de imagens gratuitas para ilustrar as aulas de história

As imagens são recursos valiosos para ilustrar fatos históricos. Graças a eles podemos contemplar o passado e aprender como era a vida no passado: roupas, costumes, eventos históricos grandes e pequenas atividades diárias. Portanto, eles representam um grande recurso educacional. Com eles você pode preparar seus próprios materiais e incentivar seus alunos a usar em seu trabalho e projetos do sujeito da História. Oferecemos cinco bancos de imagens livres com milhares de livre fotografias históricas de direitos que você pode usar sem problemas. 

CINCO PRINCIPAIS BANCOS DE IMAGENS HISTÓRICAS

Nos últimos anos, muitas instituições em matéria de cultura e educação decidiram para compartilhar seus arquivos na web para que todos tenham acesso a eles. Em muitos casos, os documentos podem ser utilizados de forma privada, para desenvolver trabalhos, ou compartilhado em blogs e redes sociais, respeitando as suas licenças Creative Commons. Estes cinco bancos fotos são um bom exemplo.

Biblioteca Nacional de Espanha: centro de informação principal e cultura hispânica documental, oferece mais de 6.000 fotografias digitalizadas que ilustram mais de 160 anos de história. Ele também oferece imagens de cartazes, desenhos, mapas ou gravações de vídeo e outros documentos.

Europeana:  Este portal reúne todos os documentos digitalizados livre acesso a mais de 2.300 instituições em toda a Europa. No total, totalizando mais de 29 milhões, incluindo fotografias, mapas, gravuras são contados, etc. Ele tem um motor de busca que permite filtrar por título, criador, assunto, hora e local. Em adição, ele também tem uma conta no Pinterest .

O Internet Archive Livro Imagens: Este arquivo, hospedado no Flickr, inclui mais de 2,6 milhões de fotos digitalizadas de mais de 600 milhões de páginas de livros. Graças à digitalização e rotulagem, podem agora ser consultadas por todos. A maioria são datados entre 1500 e 1922.

A Biblioteca do Congresso: A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos reúne mais de 22.000 imagens da história e cultura americana. Suas coleções recolher documentos que ilustram gráficos da Guerra Civil Americana até o curso fotocrômico  ou vida e os costumes na década de 1950.

A Biblioteca Britânica: A Biblioteca Britânica, uma das maiores do mundo, disponibiliza aos usuários da Internet mais de um milhão de imagens de seus mais de 65.000 livros digitalizados. Suas coleções incluem numerosas gravuras sobre a vida e a arte ilustrações naturais, mas também fotografias sobre a vida e os eventos históricos nos países do Império Britânico.

Como usar estas imagens com seus alunos:

Além de usar as imagens a partir destas fontes para preparar seus materiais, você pode propor aos seus alunos que os usam para ilustrar o seu trabalho. Damos várias idéias para usar em sala de aula:

  • Você propõem a elaboração de uma linha do tempo ilustrada. Eles podem ser realizados com Dipity.
  • Peça-lhes para preparar uma apresentação sobre a Primeira Guerra Mundial.
  • Encoraje-os para fazer um vídeo com imagens sobre a vida em o final do século XIX e início do século XX. Eles podem fazer isso com Picovico.
  • Incentivá-los a fazer um mural com Glogster ou Mural.ly . 
Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s