Integração de tecnologias educacionais exigem mudanças nas formas de ensinar e aprender

Cetic.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil – verifica o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação por meio de pesquisa em 12 escolas públicas do país

ponto_br

Para aprofundar a análise de questões relevantes relacionadas ao uso das TIC no ambiente escolar, apontadas nos estudos quantitativos realizados anualmente desde 2010, e identificar fatores que motivam ou restringem a adoção das TIC nas escolas públicas brasileiras, o Cetic.br realizou a pesquisa Educação e Tecnologias no Brasil: um estudo de caso longitudinal sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação em 12 escolas públicas. Durante quatro anos, pesquisadores visitaram regularmente 12 escolas públicas selecionadas em diferentes regiões do país. Dessa forma, foi possível obter insumos importantes sobre como as tecnologias estão sendo utilizadas no âmbito pedagógico e também em atividades administrativas realizadas pelas escolas. Tendo em vista a velocidade com que as tecnologias têm se disseminado, a abordagem longitudinal da pesquisa permite o acompanhamento do cotidiano das escolas ao longo de um determinado período e ilustra os mecanismos que potencialmente estimulam ou restringem eventuais transformações da visão e das práticas dos atores escolares em relação ao uso pedagógico da tecnologia.

vv

OBJETIVO

O objetivo geral do estudo de caso foi acompanhar e identificar as possíveis mudanças na rotina escolar e nos processos pedagógicos e administrativos decorrentes do uso das TIC, ocorridas em escolas selecionadas e ao longo de quatro anos consecutivos. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou: i. Compreender os usos e a apropriação das TIC na organização geral do processo de ensino-aprendizagem e na cultura organizacional da escola; e ii. Observar e identificar mudanças no ambiente escolar que demonstrem inovações nos processos pedagógicos e administrativos que envolvam o uso e apropriação das TIC pela comunidade escolar (sobretudo educadores e alunos).

Clique aqui e baixe o estudo completo. Boa leitura!

Sobre o Cetic.br

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br é um Centro Regional de Estudos, sob os auspícios da UNESCO. Mais informações em http://www.cetic.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações emhttp://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:
S2Publicom

http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marquesdaniela.marques@s2publicom.com.br – (11) 3027-0215
Carolina Carvalhocarolina.carvalho@s2publicom.com.br – (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação – CGI/NIC.br
Caroline D’Avo
– Assessora de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br
Soraia Marino – Assistente de comunicação – soraia@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br

Fonte: Cetic.br

 

 

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s