Chegou HORA DO ENEM: a nova plataforma do MEC para estudantes

Hora do Enem é um projeto pensado para você que vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio.

Tão certo quanto o átomo não é a menor porção da matéria, aqui você irá encontrar uma forma de estudar que se encaixa no seu perfil.

Pode escolher: dá para acompanhar o programa de TV, fazer simulados on-line, criar um plano de estudos adequado às suas necessidades, baixar vídeos ou ter tudo isso praticamente ao mesmo tempo!

Você vai acessar notícias, receber orientações de como se preparar para a prova, ver questões que já caíram nos anos anteriores comentadas por professores, conhecer estudantes que estão vivendo essa mesma etapa da vida e, assim, chegar ao dia do exame mais seguro e confiante.

Baixe na App Store

Disponível na Google Play

O Enem

A educação transforma, abre caminhos, muda o mundo. É fácil perceber a lógica por trás dessa frase, não é? O conhecimento vai te levar longe, mas até chegar lá, você tem um baita trabalho pela frente. Muito estudo, muito do que se informar e muitas escolhas a fazer.

Ter em mãos o diploma universitário vai ser uma conquista e tanto e você pode dar o primeiro passo nessa direção, ao mandar bem na prova do Enem. A nota do exame é usada como critério de seleção por várias instituições de Ensino Superior públicas e privadas, ao substituir ou complementar o vestibular.

Ao participar do exame, você pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e concorrer às vagas oferecidas por instituições públicas. Pode também se candidatar às bolsas de estudo integrais e parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) e ao financiamento de cursos superiores do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Mas calma aí, futuro calouro! Antes de ver o seu nome na lista de aprovados, precisamos nos concentrar nos estudos. Pode contar com a gente: nós do Hora do Enem vamos te acompanhar nessa jornada.

Conheça:

PROGRAMA DE TV

Você que é aluno do 3º ano do Ensino Médio vai acompanhar pela TV Escola o programa Hora do Enem. A cada dia, uma área do conhecimento vai ser o ponto de partida para dicas, entrevistas, resoluções comentadas de questões que já caíram nos anos anteriores e muito conteúdo produzido por quem mais entende do Enem.
– Mas peraí, quando eu vou poder assistir?

A partir de maio, sintonize na TV Escola de segunda a sexta às 18h. A reprise vai ao ar às 7h e às 13h.
Não pode ver durante a semana? A solução está mais fácil do que você imagina. Assista a todos os episódios da semana na sequência aos sábados, 15h, e aos domingos, 6h.

Ou então, se você é daqueles que gosta de ter o arquivo no seu computador ou celular, poderá baixar todos os episódios e assistir onde e quando quiser!

PROGRAMA DE TV

PLATAFORMA DE ESTUDO

“Ei, sai já da Internet e vai estudar!”

Convenhamos, quem disse isso com certeza não conhece a Plataforma de Estudo do Hora do Enem. Você que está se preparando para o Enem pode se preparar para o Exame usando o computador, o tablet ou o celular. Funciona assim:

PLATAFORMA DE ESTUDOS

MECFLIX

A partir de 30 de abril.

MECFLIX  NOVA TELA

PARTICIPE DO 1º SIMULADO ON-LINE

Você que é estudante do 3º ano do Ensino Médio vai poder participar de três simulados on-line por meio da Plataforma de Estudo do Hora do Enem. O primeiro já tem data marcada. Vai acontecer logo mais, no dia 30 de abril.

Para se inscrever, clique aqui, faça o seu cadastro e acesse a aba “simulados” entre os dias 5 e 29 de abril.

As provas foram criadas seguindo a mesma metodologia utilizada nas questões do INEP. Ao completar o simulado, você poderá comparar a sua nota com a necessária para ser aprovado no curso e faculdade em que você quer entrar. A gente faz esse cálculo com base nas notas dos alunos aprovados no ano passado.

Você tem a opção de fazer o simulado da sua casa, escola ou de onde quiser, desde que tenha acesso à Internet. Poderá usar o computador, o celular ou o tablet. Universidades e Institutos Federais, instituições privadas e escolas estaduais de Ensino Médio também vão ceder espaço para a realização do simulado para os alunos que não tiverem acesso à Internet.

MARQUE NA AGENDA

1º Simulado: 30 de abril

20 questões por área do conhecimento (80 no total)

2º Simulado: 25 de junho

20 questões por área do conhecimento (80 no total)

3º Simulado: 13 de agosto

45 questões por área do conhecimento (180 no total)

4º Simulado: 8 e 9 de outubro

45 questões por área do conhecimento (180 no total)

COMO ME INSCREVO?

As inscrições para o 1º simulado estarão abertas entre 10 e 29 de abril.

Acesse aqui a Plataforma de Estudo do Hora do Enem, faça o seu cadastro e acesse a aba “Simulados”.

SAIBA MAIS

Como vai funcionar o dia do simulado?

Os simulados serão liberados apenas durante os seus respectivos dias. Ou seja, às 00:01 do dia 30 de abril o 1º Simulado será liberado e você deverá iniciar o seu simulado até às 23:59 do mesmo dia.

Quanto tempo terei para realizar o simulado?

Você terá uma média de 3 minutos por questão – o mesmo tempo da prova oficial do Enem.

Nos cadernos contendo 20 questões, o tempo total por caderno é de uma hora. O 1º e 2º Simulado, ambos com 4 cadernos de 20 questões, terão um tempo total de 4h. Nos cadernos de 45 questões (presentes apenas no último simulado), você terá um tempo de 2h 15min por caderno. O tempo total nesse caso fica como o exame do Enem – 9h de prova.

Atenção: após iniciar cada um dos cadernos, ele não poderá ser pausado. Caso você não finalize os cadernos quando o tempo de prova se esgotar, as suas respostas preenchidas até aquele instante serão finalizadas automaticamente.

Preciso ter um tipo específico de celular ou uma conexão rápida para fazer o simulado?

Já é possível ter uma boa experiência a partir de uma conexão 2G, 250 kbps. A plataforma também conta com aplicativo nativo para Android.

Quando as notas do simulado estarão disponíveis?

Assim que o estudante encerra o simulado, ele receberá automaticamente a nota TRI e a comparação dessa nota com a do curso e instituição de ensino escolhidos.

Via: MEC

Anúncios

7 comentários Adicione o seu

  1. Maria leonice da silva disse:

    Quero me cadastrare ,grátis?

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá! Sim, totalmente gratuito! Acesse o link e se cadastre.

    Curtir

  3. deyvison disse:

    vamos estudar e garantir nosso futuro

    Curtir

  4. deyvison disse:

    não entendi mudo nativo

    Curtido por 1 pessoa

  5. Adrielle disse:

    As pessoas que terminaram o ensino médio a uns 2 anos poderão fazer o simulado e estudar por o site do hora do enem?

    Curtido por 1 pessoa

  6. Matheus disse:

    Como faço para poder deletar minha conta do “A Hora do Enem”? Gostaria de fazer um novo. Como poderei fazer isto?

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s