5 atividades eficazes para trabalhar com vídeos em sala de aula

Há algum tempo, para o professor utilizar vídeos na sala de aula significava arrastar uma televisão pesada e um videocassete pela escola, ou levar os alunos para a “Sala de Vídeo” para que pudessem assistir o conteúdo escolhido. Geralmente os estudantes responderiam algumas questões ou escreveriam algo sobre o que observaram no vídeo.

A nosso ver, há uma maneira melhor para utilizar vídeos para fins educativos, pois o acesso e o compartilhamento de vídeos mudou drasticamente na última década, e a escola não pode ignorar isso.

Algumas dicas são importantes para que os vídeos sejam realmente significativos nos processos de ensino e aprendizagem. Observar cada vídeo (sendo estes curtos), três vezes, mantendo foco diferente a cada vez, seria um ótimo lugar para começar.

Além disso, usando pequenos trechos de filmes – em vez de gastar toda o período de aula para  visualização completa – deixa espaço para diferentes atividades que envolvem o que foi visto. Enfim, existem muitas maneiras para envolver os alunos com o conteúdo compartilhado.

Nós selecionamos nossas favoritas e gostaríamos de compartilhar com você!

1- Anotações cronometradas

Após assistir um trecho do vídeo, cronometre um período curto (2-4 minutos, no máximo) e peça aos alunos anote todos os pensamentos que vêm à mente sobre o que viram neste tempo. Repita a ação algumas vezes durante o filme. Isso manterá a concentração e evitará que conceitos importantes sejam deixados para trás.

2- Mesa redonda

Faça uma pergunta sobre o vídeo que pode ter várias respostas possíveis à classe. Os alunos devem estar separados em pequenos grupos (4-6 estudantes). Dentro de cada grupo, os alunos devem fazer uma lista de possíveis respostas e registrá-las em uma folha – no primeiro momento, sem debate. Isso deve ocorrer em forma de rodízio, ou seja, cada aluno escreve sua resposta no papel e quando terminar passa para a próxima pessoa de seu grupo. Quando todos os alunos do grupo terem escrito uma resposta, peça aos integrantes dos grupos discutirem as respostas entre si. Após, cada grupo pode deve partilhar a sua melhor resposta, juntamente com alguns pensamentos para toda a classe.

3- Partilhando ideias

Coloque uma pergunta sobre o filme para toda a classe. Cada aluno tem 5 minutos para escrever a sua resposta em uma folha de papel. No final dos 5 minutos, divida a turma em duplas para discutir as respostas individuais. Como opção, cada par pode apresentar a sua resposta(s) para toda a classe.

4- Mapeamento

Em grupo, debater palavras-chave / conceitos do vídeo e escolher o tema central para servir como centro do mapa conceitual. Separe a classe em grupos e peça a cada grupo construir uma parte do mapa através da expansão de palavras-chave relacionadas com a palavra / conceito central, ramificando-se as ideias a partir daí. Grupos irão apresentar suas ideias ramificadas para a classe e as discussões podem ser ocorrer conforme necessário. Se você é novo para o mapeamento de conceito. Se tiver os recursos necessários, recomendamos que utilize ferramentas de Mapas Mentais para isso!

5- Vídeos acessórios

Peça aos alunos encontrarem um vídeo que trata do mesmo assunto observado em vídeo compartilhado com a turma anteriormente. Peça aos alunos para encontrarem vídeos que se encaixam a determinados critérios em relação ao vídeo original (um vídeo reforça o conceito, ou o refuta, explora, aprofunda o assunto, etc.). Esta é uma grande oportunidade para ajudar os alunos aprendem sobre habilidades de pesquisa online verificando e expandindo os saberes sobre os assuntos tratados em aula.

Teve alguma experiência relevante com vídeos em sala de aula? Compartilhe conosco!

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Pingback: aprendedorblog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s