Os pesquisadores Gary W. Small, Teena D. Moody, Prabha Siddarth, e Susan Y. Bookheimer, integrantes do Departamento de Psiquiatria e Ciências Biocomportamental e Semel Instituto de Neurociências e Comportamento Humano da Universidade da Califórnia, conduziram uma pesquisa inovadora para o entendimento de como o acesso a informação por meios digitais está mudando a fisiologia do cérebro humano.
A pesquisa intitulada “Seu cérebro no Google: padrões de ativação cerebral durante a pesquisa na Internet” (título original: Your brain on Google: patterns of cerebral activation during internet searching), publicada na revista científica The American Journal of Geriatric Psychiatry, objetivou explorar a possível influência das experiências de busca na Internet nos padrões de ativação cerebral. Os pesquisadores realizaram exames de ressonância magnética funcional do cérebro em pessoas idosas durante o uso de mecanismos de busca, e exploraram se a experiência prévia de busca de informações se associa com o padrão de ativação cerebral durante o uso da Internet.
Como a utilização de meios digitais e da Internet tornou-se uma atividade frequente de pessoas de qualquer idade, incluindo meia-idade e adultos mais velhos, o foco o estudo objetivou também a análise de como o envolvimento em tarefas mentalmente estimulantes, como o uso da Internet, pode melhorar a saúde do cérebro e habilidades cognitivas em pessoas de mais idade.
Participantes da pesquisa:
Os autores estudaram 24 pacientes (idade: 55-76 anos) neurologicamente normais, dos quais 12 tinham experiência mínima com mecanismos de busca na Internet (grupo “Naive Net”) e 12 tinham ampla experiência com a Internet (grupo “Net Savvy”). A média de idade e nível de escolaridade foi semelhante nos dois grupos.
Método:
Os padrões de ativação cerebral durante a ressonância magnética funcional foram determinados, enquanto sujeitos realizaram uma tarefa de busca na Internet e quando realizavam a tarefa de leitura de texto na tela do computador, sendo este formatado para simular o layout de um livro impresso, onde o conteúdo foi acompanhado em todos os aspectos de controle, em comparação com uma tarefa de controle não textual.
Resultados:
A tarefa de leitura de texto ativou regiões do cérebro que controlam linguagem, leitura, memória e habilidades visuais, incluindo os polos: frontal esquerdo inferior, temporal cingulado posterior, parietal e occipital. Tanto a magnitude e a extensão da ativação do cérebro foram semelhantes na “Naive Net” e grupos de “Savvy Net”. Durante a tarefa de busca na Internet, o grupo “Naive Net” mostrou um padrão de ativação semelhante à tarefa de leitura de texto, enquanto o grupo “Savvy Net” demonstrou aumentos significativos na intensidade do sinal em regiões adicionais que controlam a tomada de decisão, raciocínio complexo, e visão, incluindo o polo frontal, região temporal anterior, anterior e cingulado posterior, e no hipocampo. A ação de pesquisar na Internet foi associada com um elevadíssimo aumento da extensão da ativação nos principais polos regionais no grupo “Savvy Net” em comparação com o grupo “Naive Net” (21.782 contra 8.646 voxels totais ativados!).
Veja as diferentes intensidades de ativação neural:
Azul – Grupo Naive Net: grupo de participantes com menor experiência com a Internet lendo um livro (esquerda) e pesquisando na Internet (direita).
Vermelho – Grupo Savvy Net: grupo de participantes com maior experiência com a Internet lendo um livro (esquerda) e pesquisando na Internet (direita).
Conclusão do estudo:
Os resultados sugerem que a pesquisa na Internet pode envolver em maior medida os circuitos neurais que não são ativados durante a leitura de páginas de textos comuns, mas esta perspectiva é revelada apenas em pessoas com experiência prévia com computador e com mecanismos de busca na Internet. Estas observações sugerem que em adultos de meia-idade e mais velhos, a experiência prévia com a pesquisa na Internet pode alterar a capacidade de resposta do cérebro em circuitos neurais que controlam a tomada de decisões e o raciocínio complexo.
Confira o artigo original:
SMALL, Gary W.; MOODY, Teena D.; SIDDARTH, Prabha; BOOKHEIMER, Susan Y. Your Brain on Google: Patterns of Cerebral Activation during Internet Searching. Am J Geriatr Psychiatry 17:2, Feb. 2009. Disponível em: http://www.psychologytoday.com/files/attachments/5230/136.pdf
Adorei saber que vamos avançar ainda mais.
Date: Mon, 28 Mar 2016 14:02:54 +0000 To: apaulanavarrete@hotmail.com
CurtirCurtido por 1 pessoa