10 maneiras de usar o Instagram na sala de aula

O Instagram não é apenas uma plataforma que registra seus selfies, promoções comerciais ou fotos de animais fofos. Com um pouco de criatividade, você pode trazer o poder visual das fotos e vídeos desta ferramenta para sua sala de aula, trabalhando nos processos de ensino e aprendizagem com seus alunos e, por que não, colocar um pouco de diversão para o cotidiano escolar.

1 – Enviar notificações

Muitos professores usam outras formas de mídias sociais – como o Twitter e o Facebook – para compartilhar notícias da sala de aula e outras notificações. Não se esqueçam que o Instagram pode ser muito útil para isso também. O dia nasceu com uma forte tempestade? Publique uma foto de uma forte chuva com um lembrete juntamente com todas as notas sobre o trabalho que será adiado devido ao mau tempo. Teste chegando? Postar uma notificação fotográfica ou qualquer outra informação pertinente. Muitos estudantes vão se lembrar do lembrete visual!

2- Divulgação dos trabalhos dos alunos

Apresentar o estudante da semana ou do mês, com uma pequena biografia e alguns detalhes sobre si e seu trabalho. Ao longo do ano, apresentar vários tipos de trabalho desenvolvidos pelos alunos nas mais diversas áreas. Qualquer um dos dois tipos de divulgação pode servir como uma recompensa pelo bom trabalho, esforço consistente, ou outra medida que você escolhe para se juntar a ele. Ele ajudará a manter os alunos motivados para manter o seu trabalho em evidência!

3 – Rever o conteúdo de classe

Lembre seus estudantes de algumas coisas que você falou na classe, para manter os conceitos frescos em suas mentes. Faça perguntas ou traga uma chamada de ação para a foto postada. Por exemplo, se você falou sobre uma figura histórica na aula, peça uma foto e 1 ou 2 conceitos relevantes sobre essa pessoa.

4 – Recomendações de leituras

Nem todos os alunos ficam muito animados com leituras extracurriculares. Faça-os interessados mostrando seus interesses. Livros e atividades que você tenha gostado (que são apropriadas, é claro!), livros que são relevantes para material de classe que tenha discutir, histórias que foram populares com outros grupos de estudantes, artigos de interesse e muito mais. Divulgue tudo isso que estimulará o interesse da turma!

5 – Acompanhe o progresso do aluno ao longo do tempo

Tirar fotos de trabalho do aluno ao longo do ano. Isso pode servir para documentar o progresso que eles fizeram, e pode ser útil ao unir os registros dos estudantes para serem avaliados também.

6 – Incentivar e envolver seus alunos

Encorajamento e envolvimento podem vir de todas as formas. Quando você está animado sobre o ensino e a aprendizagem, os alunos ficam também. Quer compartilhar seu entusiasmo em aprender e ensinar para além da classe, ou mesmo promover realizações de seus alunos mesmo quando distraídos em suas tarefas? O Instagram é uma ótima ferramenta para fazê-lo.

7 – Realizar concursos

Concursos do Instagram não são apenas para as empresas! Sediar uma competição onde os alunos compartilham fotos ao longo de um tema relacionado ao trabalho em sala para ganhar uma premiação pode ser tão simples como ser apresentado no Instagram! Você pode criar concursos que exigem aos alunos pensarem e fornecerem informações relevantes para a classe, ou apenas por diversão em formato de competições. Ter um concurso de redação, onde os alunos usam a foto que você postou como um alerta escrito, dentre outras atividades. As possibilidades são infinitas!

8 – Documentar o ano letivo

Um monte de coisas acontece ao longo do ano, e devemos documentá-las! Se sua classe vai a uma viagem de campo, tire algumas fotos! Quando os alunos participam de concertos, eventos desportivos, eventos de sala de aula ou qualquer outra coisa relevante ao contexto escolar, partilhe fotografias destes eventos. Ambos, você e seus alunos, serão capazes de olhar para trás ao longo do ano e recordar os eventos marcantes que ocorreram.

9 – Encenações

Peça aos alunos que deem o play e interajam! Eles podem imaginar que são figuras históricas que utilizam o Instagram. Que tipo de coisas que Abraham Lincoln compartilharia no Instagram? Shakespeare compartilharia que tipo de meme? Peça-lhes para compartilharem como se fossem uma pessoa em particular e interajam com outros alunos que também se colocam como outras figuras históricas. Por meio da diversão podem surgir grandes oportunidade para aprofundar conceitos antes vistos como “chatos” pelos alunos.

10 – Peça aos alunos compartilharem conteúdo relevante

Os interesses dos seus alunos não param quando saem pela porta da sala de aula. Incentivá-los a compartilhar coisas que são interessantes e relevantes aos temas e trabalhos de sala parece viável. Podem ser fotos de eventos históricos, personagens literários, conceitos matemáticos, e muito mais. Motive seus alunos encontrarem coisas que gostariam de compartilhar com a classe dentro da temática que estão estudando nas aulas. Eles ficarão animados para ter a “sua” foto escolhida e compartilhada!

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Paulo Vasco disse:

    Gostei muito das propostas. Obrigado 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s