Como criar uma sala de aula centrada no aluno com foco no currículo e tecnologia

Como podemos criar uma sala de aula centrada aluno que utiliza a tecnologia para ajudar os alunos se tornarem independentes, concentrados e reflexivos na execução do trabalho? Sobre isso, cabe ressaltar que, ter as ferramentas tecnológicas disponíveis é apenas uma peça importante para o sucesso.

Saber como usar a tecnologia com o currículo é fundamental para a elaboração de um ambiente de aprendizagem na era digital. Quando as ferramentas são integradas de forma eficaz a instrução antes centrada no professor se desloca ao estudante, e o professor se move do centro do saber para o facilitador da aprendizagem.

São nas salas de aula construtivistas os alunos são mais ativos e reflexivos, e efetividade das ferramentas tecnológicas para criar este ambiente é crucial na elaboração de um programa de aprendizagem personalizado.

A Sala de Aula centrada no aluno

O Professor Meagan Cinfel (@mcinfel), um professora #iPadAcademy primeiro grau em Central Elementary em Bellevue Escolas Públicas, desenvolveu ao longo de vários meses um formato de aulas de matemática utilizando ferramentas digitais.

Seguem quatro ideias para você baseadas no trabalho desenvolvido.

Tecnologia para intrução e avaliação formativa

Ao introduzir um novo conceito, Meagan sugere aos seus alunos que encontrem em grupo o caminho para o aprendizado (em círculo), então senta-se com eles e usa o aplicativo Nearpod para apresentar o material para todos de uma só vez. Ela controla o conteúdo de seu iPad e os alunos aprendem e discutem o conceito juntos. As avaliações formativas são incorporadas pelo Nearpod por meio de apresentações com perguntas em aberto, enquetes, quizzes e atividades de desenho. Quando os alunos enviam respostas eles são avaliados, e ela tem dados em seus dedos.

O uso da Tecnologia para uma prática de ensino guiada

Meagan aproveita a facilidade de usar os aplicativos Screenchomp e Notability como de estimular a construção dos saberes. Ambos os aplicativos são muito atraentes para alunos do primeiro ano. Os alunos podem desenhar e escrever, usar cores diferentes, e apagar com facilidade. Sem mais papéis rasgados e marcas de sujeiras. Isso é muitas vezes combinada com matemática com a manipulação de aplicativos, como o aplicativo citado anteriormente. Esses aplicativos são úteis porque são fáceis para os alunos manipularem e corrigirem – para limpar a edição dos conteúdos basta tocar no botão home e os alunos estão prontos para mais atividades.

A Tecnologia para tornar a prática autônoma do aluno realmente independente

Meagan também cria screencasts de planilhas de matemática real usando Educreations – um ótimo aplicativo para a criação de screencasts. É simples de usar, inclui um recurso de zoom e vídeos que estão disponíveis através de um link da web. Os alunos acessam o vídeo através dos conteúdos de matemática pelo iTunes U. Com os recursos do aplicativo os alunos trabalham de forma independente em suas tarefas de casa. Se eles precisam de ouvir a Sra Cinfel, eles só entram no jogo. Eles podem controlar a velocidade da narração, rebobinar, pausar e jogar novamente. A partir desta pesquisa-ação, descobrimos que os alunos se envolveram com o vídeo porque ouvem a voz do seu próprio professor e podem controlar o vídeo por si mesmos.

Tecnologia para reflexão

Os alunos podem criar vídeos reflexivos usando o Explain Everything app. Meagan regularmente cria um vídeo para ensinar seus alunos na Educação Infantil, trabalhando por exemplo o que pode ter sido aprendido naquele dia de aula. Como os alunos refletem verbalmente sobre a sua aprendizagem, eles solidificam o conceito trabalhado.

Como os processos de ensino e de aprendizagem mudaram com estas estratégias de ensino digitais, a expectativa é de desenvolver um estudante como centro do aprendizado, mais concentrado, envolvido e culturalmente reflexivo. Este resultado é uma oportunidade para avanço individual com pequenos grupos ou indivíduos e, fornecer instruções de aprendizado de forma mais dinâmica. Como os alunos trabalham neste ambiente de blended learning, Meagan engaja pequenos grupos para instrução focal com base nos dados da avaliação formativa, e assim ela desenvolve de forma específica a diversidade de graus de ensino, em relação à prática de matemática, independente de cada aluno.

Resultados observados:

  1. O foco dos alunos aumentou enquanto eles trabalhavam sem distração.
  2. Os alunos que se uniram à classe posteriormente foram capazes de acompanhar e receber a mesma instrução que os seus pares.
  3. Professor tem mais tempo para desenvolver os conceitos e trabalhar com indivíduos e pequenos grupos.
  4. Os alunos recebem feedback pessoal de seu professor sobre o seu trabalho.
  5. Professor pode direcionar instrução com base nas avaliações formativas e ajustar instrução no mesmo bloco de ensino.
  6. Estudantes reproduzem/retrocedem e pausar o vídeo, conforme necessário.
  7. Mesmo um estudante faltar uma semana inteira pode acessar as aulas de matemática e voltar para a escola com o mesmo nível que os demais.

Elaboração de um ambiente de aprendizagem que combina pedagogia e tecnologia permite aos professores coletarem dados de formação, e os alunos trabalharem de forma independente. Como os alunos criam, eles ganham oportunidades adicionais para sintetizar sua aprendizagem e refletir sobre o processo. Ao colocar os estudantes no centro de aprendizagem, empregando estratégias de ensino digitais, a cultura da sala de aula muda para os alunos e professores!

Obs.: a maior parte dos aplicativos utilizados estão disponíveis apenas em língua inglesa, porém ressaltamos que suas interfaces simples e intuitivas permitem a utilização plena.

Via: Daily Genius

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. Paulo Vasco disse:

    Excelente.
    Obrigado pela partilha.

    Curtido por 1 pessoa

  2. rondoniana disse:

    Mas está tudo em inglês?????????????!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olá! Estes aplicativos ainda não tem versão em português, mas é possível utiliza-los por serem simples e bastante intuitivos. Cremos que em breve haverá atualização para outras línguas. Obrigado por ler nosso conteúdo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s