Duolingo: o aprendizado de idiomas nunca foi tão divertido!

Duolingo é um site web de ensino de idiomas gratuito que utiliza uma plataforma crowdsourcing de tradução de textos. O serviço funciona de maneira que os usuários progridam nas lições ao mesmo tempo que traduzem conteúdo real da internet. Atualmente, existem os cursos de espanhol, francês, alemão, italiano, português, holandês, dinamarquês, sueco, irlandês, turco, ucraniano e norueguês para falantes de inglês, assim como o curso de inglês para falantes de espanhol, francês, alemão, italiano, português, holandês, dinamarquês, sueco, irlandês, turco, romeno, ucraniano, polonês, indonésio, chinês, grego, hindi, húngaro, coreano, russo, tcheco, árabe, japonês, tailandês e vietnamita. Para falantes de português, há atualmente os curso de inglês, espanhol e francês. O Duolingo está disponível na Web, iOS, Android e Windows Phone.

Modelo educacional

O Duolingo oferece vastas lições de escrita e ditado, com menos ênfase na fala. O site possui uma «árvore» de habilidades na qual os usuários vão progredindo ao completar as lições. Além disso, existe uma seção de vocabulário na qual as palavras que já foram aprendidas podem ser revistas. O Duolingo ainda é dividido em diversas categorias: exercícios básicos, cores, conjunções, saudações, etc. O aplicativo ainda conta com testes bônus para o aluno.

Usuários ganham «pontos de habilidade» ao aprender conceitos sobre uma linguagem. Habilidades são consideradas como aprendidas quando os usuários completam todas as lições associadas a ela. Pode-se obter até 14 pontos por lição, com um ponto reduzido a cada erro cometido. Os usuários começam com quatro «corações-bônus» nas primeiras lições e três nas lições posteriores. Cada vez que o usuário comete um erro, um coração é perdido. Um usuário que perdeu todos os corações durante a lição deve recomeçá-la.

O Duolingo também inclui uma opção de praticar com um cronômetro. São dados 30 segundos para o usuário responder 20 questões. Se as questões forem feitas dentro do tempo, o usuário ganha 20 pontos. O curso completo ensina mais de duas mil palavras .

O Duolingo ainda é dividido em categorias. No entanto, algumas ressalvas devem ser pontuadas quanto ao modelo educacional utilizado pelo aplicativo em relação ao ensino de línguas: (1) a descontextualização da língua alvo, que nunca é apresentada como texto, mas sempre fragmentada em palavras e frases; (2) corpus repetitivo (mesmas palavras e frases) para todas as línguas que ensina; (3) ênfase na tradução como metodologia de ensino, que enfoca a língua como objeto de estudo e não como instrumento de comunicação.

Abordagem direcionada

O Duolingo usa uma abordagem orientada a dados voltada à educação, e portanto a cada passo o sistema mede quais questões os usuários sentiram dificuldade e que tipos de erros foram cometidos. O sistema então agrega os dados e os customiza a partir dos padrões que foram identificados.
A eficácia da abordagem orientada a dados do Duolingo tem sido estudada pela empresa.

Conduzida por professores da Universidade de Nova York e da Universidade do Sul da Califórnia, o estudo descobriu que 34 horas no Duolingo eram equivalentes à habilidade de leitura e escrita adquiridas no primeiro semestre de uma universidade, o que equivale a mais de 130 horas. O mesmo estudo mostrou que os usuários do software Rosetta Stone levaram entre 55 a 60 horas para aprender o mesmo conteúdo.

Via: Duolingo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s