GoConqr: ferramentas interativas gratuitas que vão revolucionar suas aulas

O tempo em que o aluno ia para escola e recebia todo o conteúdo do professor, passivamente, ficou no passado. O que sabemos é que, cada dia mais, as metodologias de ensino focam no aluno como um dos atores ativos do processo de aprendizagem.

tendências educacionais

Mas, em tempos de tantas inovações, especialmente na área da tecnologia da educação, como definir a melhor estratégia de ensino e aprendizagem? Para entender como lidar com este novo cenário, reunimos 7 tendências educacionais que apontam em 2015 como as mais promissoras.

#1 Sala de Aula Invertida (The Flipped Classroom): Trata-se de reverter o fluxo tradicional de uma aula para que os alunos estudem o conteúdo ou façam a lição de casa antes de chegar à escola. Dessa forma, o tempo em sala de aula é dedicado a aprofundar o conteúdo e a atividades participativas para que o aluno atue ativamente no seu processo de aprendizagem. Saiba mais aqui.

ggg

#2 Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): A essência dessa tendência é estender o aprendizado para além do referencial teórico, motivando os alunos a aprender um determinado conteúdo na prática, por meio de projetos ou estudo de casos.

#3 Gamificação: Esta metodologia utiliza jogos de aprendizagem para que os alunos aprendam quase sem perceber, de forma natural. Este método está em vigor há muito tempo na educação infantil e, então, por que não expandi-lo para outros níveis da educação?

#4 Aprendizagem Móvel (Mobile Learning): Os celulares cada vez mais contribuem para a expansão do conhecimento e da educação já que possibilitam o amplo acesso de informações e conteúdos a qualquer momento, de qualquer lugar. Veja mais aqui.

#5 BYOD (Traga seu próprio dispositivo): Esta tendência educacional é uma derivação do Mobile Learning. Enquanto o Mobile Learning incide sobre o uso de dispositivos móveis do ponto de vista da aprendizagem, BYOD se refere ao fato de o uso dos dispositivos serem incentivados em sala de aula. É quando o professor incorpora em sua metodologia o uso de dispositivos móveis para que os alunos tenham acesso a conteúdos online. Para Tanto, existem vários app educativos que podem auxiliara aplicação desta metodologia.

#6 MOOCs (Curso online aberto e massivo): As universidades mais prestigiadas do mundo estão se tornando popular por utilizarem MOOCs, cursos online. Esta tendência educacional permite que qualquer pessoa a ter acesso à educação de qualidade, independentemente da sua situação geográfica e econômica.

#7 Blended Learning: Esse método baseia-se na combinação de aulas presenciais com aulas online. Graças a plataformas como GoConqr, o Blended Learning tornou-se uma das melhores opções para executar uma aprendizagem de qualidade.

Flashcards na Escola: Como usar Jogos de Memória em Sala de Aula

Um desafio comum aos professores é prender a atenção do aluno e motivá-lo à participar ativamente, envolvendo-o no processo de aprendizagem. Paraflashcards online tanto, desde o início da vida escolar, o uso de imagens e a repetição de informações são usadas para esse fim. Mas, se antes, os simples jogos de memória – comprovadamente eficazes para o rápido aprendizado – eram usados com o auxilio de cartolina e cadernos, hoje, com a tecnologia, os jogos evoluíram para a esfera online e os Flashcards na Escola tornaram-se populares novamente.

O uso de Flashcards na Escola, mais do que auxiliar no processo de aprendizagem, serve de apoio ao professor para manter a turma atenta, interessada e participativa já que, usado como jogo educativo, motivam os alunos a interagir com os colegas e professor e, ainda, a criar os seus próprios Flashcards online.

E, o melhor, o aluno pode “levar” o recurso para casa (ou para onde quiser) e treinar novo vocabulário, memorizar fórmulas e datas hitóricas ou aprender um novo idioma, já que basta ter acesso à internet para revisar as cartas sempre que quiser.

Então, para deixar a aula ainda mais moderna e dinâmica porque não inserir a internet e conectar todos com o uso de Flashcards na escola?

Jogos educativos em sala

Em ExamTime você encontra uma forma simples e divertida de criar seus próprios Flashcards, de acordo com o perfil de seus alunos e a temática a ser ensinada, e de graça. O melhor é que você estará utilizando recursos digitais, um chamariz a mais para a nova geração de alunos.

Escolha um tema: vocabulário, datas históricas, fórmulas, definições, leis, tabuada, idioma, tipos de biomas, revisão para a prova, etc.flashcards na escola

Simples e fácil: Em cada carta você escreve a informação que deseja ensinar. No verso, o signifcado, resultado ou resposta. Você pode inserir imagem e palavras. O resultado da prática de memorização com flashcards é instantâneo. Quer mais dicas de como usar Flashcards na Escola?

  1. Utilize o jogo das palavras-chave: Dê aos alunos algumas palavras relacionadas ao conteúdo que foi estudado. Peça que seja desenvolvido pequenos textos explicativos.
  2. Para a revisão da prova: Coloque os principais temas nos FlashCards, dê aos alunos para que eles completem o verso e façam a revisão baseado no baralho.
  3. Para memorizar: Datas e fórmulas de maneira simples: separe por tema e identifique a data e, no verso, o motivo e explicação.
  4. Como guia de apresentações: Escreva de um lado o título do slide e do outro o discurso, tente memorizar para ajudá-lo no momento da apresentação.

tt

Em sala de aula: Os Flashcards online podem ser projetados em sala de aula, basta que se esteja conectado à internet. E, ao fim da aula, o material pode ser compartilhado com todos os alunos, por meio do Grupo de Aprendizagem no ExamTime, motivando-os a também criarem seus prórpios Flashcards, estimulando uma nova técnica de estudo.

Dever de casa: Cada aluno pode criar um baralho de cartas com determinado tema. Pode ser para fazer uma apresentação em sala de aula, ou para realizar um jogo entre os outros colegas. Assim, você estimula a co-participação do aluno.

Crie seu primeiro Quiz

A ferramenta de Quiz foi desenvolvida especificamente para lhe ajudar com o estudo e preparação para provas. Fazer um Quiz lhe permite testar seus conhecimentos, utilizando diferentes estilos de perguntas, incluindo escolha múltipla, caixas de seleção verdadeiro ou falso para que você possa melhorar sua aprendizagem. Se está nervoso ao pensar nos próximos exames, cria um simulado cronometrado para que se possa testar.

A Ferramenta de Quiz Online de GoConqr permite:

  • Praticar diferentes perguntas de exame, tipos e estilos
  • Testar seu conhecimento sobre um tópico específico
  • Estar confiante de que sabe as suas notas de estudo
  • Testar sua memória antes da prova

Criar seu primeiro Quiz é fácil e não demora muito. Tudo que precisa fazer é se registrar em GoConqr . Certifique de que está a tirar o máximo proveito de seu estudo usando esta ferramenta Quiz!

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Renner disse:

    Muito boas as suas sugestões. Gostei demais!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s