GENTE: O novo modelo de escola pública que está revolucionando a educação na favela da Rocinha

Conheça o GENTE – Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Experimentais, a concepção de um novo modelo de escola que se apropria integralmente de novas tecnologias educacionais, coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem e pode ganhar escala.

Os principais pilares da proposta são: Ensino personalizado, Projetos Transdisciplinares, Avaliação baseada em competências, Uso de Tecnologia Digital e um Currículo Expandido para a criação do eu e do meio com habilidades cognitivas e não cognitivas.

O objetivo do Projeto GENTE é repensar o que é a instituição Escola.

A proposta é mudar o conteúdo, o método e a gestão: não haverá turmas, anos ou salas de aula. Tablets e smartphones farão parte do material escolar dos alunos e docentes. O conteúdo, as habilidades e as competências serão desenvolvidos nas aulas digitais da Educopédia, plataforma que inclui material de suporte para professores, como sequências didáticas com jogos digitais, vídeos e testes. As provas serão aplicadas por meio do sistema avaliativo Máquina de Testes e a correção será automática, com resultados imediatos.

A finalidade de implementar as novas tecnologias em conjunto com esta nova metodologia de ensino é tornar os alunos cidadãos autônomos, solidários e competentes que desenvolverão habilidades essenciais para um mundo em constante transformação, tais como: buscar, analisar e avaliar informações e fontes; solucionar problemas e tomar decisões; e utilizar de forma criativa as ferramentas de produtividade.

O projeto piloto na Escola Municipal André Urani terá o período de um ano e passará por um processo de sistematização e avaliação. A ideia é fazer com que o GENTE ganhe escala ao longo dos anos.

Espaço Físico

No GENTE, o aluno está no centro do processo de aprendizagem. Por isso, as alterações arquitetônicas realizadas no prédio da escola têm como objetivo proporcionar uma nova utilização pedagógica para o espaço. Foram criados espaços amplos e abertos, possibilitando o trabalho coletivo de alunos e professores, transformando o ambiente em local atrativo ao aprendizado, com identidade visual e mobiliário próprios. Toda essa modificação também visa adequar a escola aos novos equipamentos que disponibilizarão a vanguarda da tecnologia para os alunos e professores. O designer Jair de Souza e o Grupo do Rio assinam o projeto de ambientação e programação visual da escola.

Avaliação Diagnóstica

Ao ingressar no GENTE, todos os alunos passarão por uma avaliação diagnóstica para identificar deficiências de aprendizagem, níveis e estilos diferentes.

Itinerário Formativo

Após a avaliação diagnóstica, os alunos terão um itinerário formativo próprio, um mapa que lista as competências e as habilidades que os alunos já possuem e aquelas que eles ainda precisam desenvolver. O itinerário também informa as atividades da Educopédia que cobrem cada habilidade.

Projeto de Vida

No GENTE serão oferecidas diversas atividades para que cada aluno possa detalhar seus sonhos profissionais e assim elaborar um projeto de vida. Com ajuda do seu professor mentor, os alunos serão orientados a participar de atividades eletivas que o auxiliem a prosseguir no seu projeto. Todas as disciplinas eletivas têm um cunho pedagógico, com o conceito de que para realizar qualquer sonho os alunos precisam ter uma formação básica sólida.

Professor Mentor

Os professores atuarão em todos os núcleos de conhecimento. Para isso, receberão cursos de capacitação e formação continuada. Além disso, os professores atuarão como mentores em atividades diversificadas e disciplinas eletivas, que serão de livre escolha dos alunos e norteiam o seu projeto de vida. O programa também contará com professores de Língua Estrangeira, Educação Física e Artes.

Disciplina Eletivas

Serão de livre escolha do aluno e também relacionadas a seus projetos de vida. O GENTE oferecerá várias eletivas, como: robótica e mecatrônica, construção de blogs como portfólios; Inteligência Artificial (curso da Universidade de Stanford); programação básica; webdesign e os livros de Shakespeare, em inglês, curso oferecido pela Universidade de Harvard.

Projetos Transdisciplinares

Serão desenvolvidos pelos alunos semestralmente a partir de uma situação-problema ou uma pergunta para digestão e aplicação do conhecimento. Será uma forma de educação “hands on” relacionada a áreas diversas. Nesses projetos, os alunos terão de analisar dados reais, trabalhar em grupos pré-definidos e atuar como agentes transformadores de suas realidades.

Educopédia

A Educopédia é uma plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática de qualquer lugar e a qualquer hora. Criada pela Secretaria Municipal de Educação, a plataforma tem o objetivo de tornar o ensino mais atraente e mobilizador para os adolescentes e instrumentalizar o professor. O programa oferece uma opção rápida e fácil para professores que desejam integrar tecnologias às suas aulas. Além disso, é mais uma alternativa para o reforço escolar e para os alunos que faltaram às aulas ou que não compreenderam o conteúdo. A Educopédia foi criada com base nas orientações curriculares da Secretaria Municipal de Educação e estruturada para cada dia de aula. As aulas digitais possuem atividades que incluem vídeos, animações, textos, podcasts, quizes, jogos e seguirão uma metodologia pré-definida.

Professor, acesse a Educopédia e usufrua integralmente dos recursos pedagógicos do GENTE clicando aqui.

Educoteca

É a biblioteca digital da Educopédia onde podem ser acessados livros em formatos inovadores, transmídia e interativos. Além disso, professores e alunos poderão ter suas produções escritas armazenadas e compartilhadas com outros usuários.

Máquina de Testes

A Máquina de Testes é um sistema de avaliação dos alunos que cobrirá, a médio prazo, todas as disciplinas, de 1º a 9º ano. Em fevereiro de 2013, o sistema já terá provas de Português, Matemática e Ciências, do 5º ao 9º anos. Por meio de um banco de questões, preparadas por cerca de 100 professores da rede municipal, os alunos farão provas em ambiente digital. Todas as questões aplicadas pelo computador serão de múltipla escolha, gerando um resultado imediato. O sistema será usado para as avaliações bimestrais, que servem como base para o acompanhamento do desempenho das escolas municipais. Os alunos do GENTE usarão a Máquina de Testes frequentemente, ao final de cada aula da Educopédia.

Biblioteca

As bibliotecas são compostas por um acervo atraente para a faixa etária, com material de pesquisa de profissões e grandes clássicos da literatura, que poderão ser lidos em vários meios (ebooks, por exemplo).

Fonte: GENTE

Veja também a matéria sobre o GENTE exibida no Fantástico

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. Arnaldo disse:

    Desculpe Anderson, mas parece que a realidade da escola está um pouco diferente da que você conseguiu pesquisar em 2015… https://aprendizdeprofessor.wordpress.com/?p=566&preview=true
    Abraços. Arnaldo

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá Arnaldo! Estou surpreso! Não tinha ciência desta nova realidade. Que pena, lamento por isso. Agradeço seu contato e parabéns pela iniciativa e pelo post. Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  3. André Trajano disse:

    Lamentável mesmo quando se trata de edução ela não ser posta como prioridade pelo poder público. Excelentes projetos existem, faltam coerentes decisões que visem de fato transformar a educação em um elemento crucial em nossa sociedade.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s