EDUCAÇÃO.DOC: a série de documentários que fará você refletir sobre a educação pública

Exibida pelo programa Fantástico da Rede de Globo entre os meses de março e abril de 2014, a série de documentários EDUCAÇÃO.DOC, produzida por Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky buscava entender como é possível fazer a diferença na educação pública e atingir resultados de excelência.

2014_08_abril_documentarios

Através de entrevistas com alunos, professores, diretores, autoridades, pensadores da educação e formuladores de políticas públicas, além da comunidade, os episódios do documentário passam por oito diferentes escolas no Brasil, nos estados do Piauí, Ceará, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Não existe uma saída para as escolas públicas no Brasil. Existem várias. Não há mágica ou fórmulas, mas é possível ter ensino público de qualidade ainda que em regiões distantes ou violentas. Em cena, experiências que deram certo a partir do trabalho coletivo de alunos, professores e comunidade. Com depoimentos importantes de diretores, autoridades, pensadores da educação e formuladores de políticas públicas.

“A gente tem no Brasil uma tendência de arrumar culpado. E quando você vai no fundo, cadê o culpado? O culpado morreu há 30 anos e você está oprimido por aquele culpado. A gente tem que tomar conta do Brasil”, afirma Viviane Mosé, filósofa.

Algumas escolas já começaram a tomar conta do Brasil. Os cineastas pesquisaram e encontraram escolas públicas em áreas pobres que possuem uma educação com qualidade de primeiro mundo, com médias melhores que as de escolas particulares e aprovando a maioria dos alunos no vestibular.

Após ser exibida em episódios na tv, o documentário foi disponibilizado pelos próprios produtores no Youtube. Abaixo, um guia sobre o que cada um deles trata:

Episódio 1 – O primeiro destino é Cocal dos Alves, no Piauí, uma pequena cidade, de economia rural, em um dos estados mais pobres do Brasil. Lá, a escola Augustinho Brandão já acumula dezenas de medalhas em Olimpíadas de Matemática e Química, e prêmios nacionais de astronáutica, astronomia e física. No Enem, está acima da média nacional;

Episódio 2 –  O episódio traz a história da escola pública Presidente Campos Salles, localizada em uma das maiores favelas de São Paulo e em Heliópolis. Em uma das ações para virar o jogo na luta contra a violência, a escola decidiu derrubar os muros, que eram muito altos e com arames farpados. Hoje está mais propícia a influenciar os jovens que não estão na escola a se interessarem por ela;

Episódio 3 – Comunidade desafia ideia de que educação é responsabilidade do governo;

Episódio 4 – Escola do Rio transforma sala de aula num lugar mais interessante para reduzir abandono;

Episódio 5 – Foz do Iguaçu se destacou por uma rede de escolas públicas de qualidade. Sobral concentra o maior número de escolas públicas de qualidade do país;

Episódio 6 – Como deveria ser a escola do futuro? Escolas públicas exemplares, com ensino de primeira, professores motivados onde os alunos gostam de estudar existem, mas precisamos saber aonde esse caminho vai chegar;

Assista ao teaser trailer abaixo e veja todos os episódios no Youtube.

Fonte: Syscraft

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s