Geração Alfa: conectados com a tecnologia desde o berço

#GeraçãoAlfa

“O mundo não precisa formar mais gente que pense igual aos outros, precisa de gente que pense diferente.” (Denis Russo). Em linhas gerais, é essa a frase que resume a geração Alfa, aquela dos que nasceram depois do ano 2010. Mas você sabe qual é a diferença entre essa e as outras gerações?

A interação com a tecnologia desde muito cedo é o grande diferencial ao compararmos com as outras gerações ­- em específico a Y e a Z, que já tinham acesso à tecnologia, porém de uma forma menos intensa. Observe no gráfico a seguir a divisão das gerações Baby Boomers (nascidos entre o fim da 2ª Guerra Mundial e os anos 1960) até a Alfa.

O acesso dessa nova geração à informação é totalmente diferente do que aconteceu com as anteriores. Consequentemente, o processo educacional também mudou, já que essas crianças estão cada vez mais ativas, independentes e adaptadas desde muito cedo às diferentes tecnologias.

Especialistas acreditam que crianças nascidas após 2010 são, de fato, mais evoluídas que as outras gerações. “Nosso cérebro está mudando, estamos ficando mais capazes”, comenta a psicóloga Fernanda Fúria. Essa mudança traz um desafio aos pais e aos professores: como educar uma geração que não se contenta apenas com os meios tradicionais de ensino e que exige um aprendizado mais dinâmico, acelerado e conectado às tendências tecnológicas?

Devemos convir que uma criança que desde cedo tem acesso a dispositivos como smartphones, tablets, câmeras fotográficas e videogames não se contentará em ter como método de estudos apenas uma sala de aula fechada, lápis e cadernos, não é mesmo?

A tendência é que, em um futuro não muito distante, o aprendizado seja customizado, com materiais apropriados de acordo com o perfil da criança e focado no que ela gosta, precisa e sabe fazer.

O documentário “Alpha – A Nova Geração” é resultado de uma parceria entre as empresas Kumitê e a Heinz Papinhas. Com a participação de especialistas e pais de crianças dessa geração, o vídeo trata sobre a experiência que é educar e conviver com essas crianças nascidas na nova era tecnologia e compara a geração Alpha com as passadas.

Assista: MTS Internet Baby

ASSISTA: Crianças e a Evolução Tecnológica

Fonte: Magic WebDesign

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s